Quando realmente vale a pena terceirizar o desenvolvimento de software e os serviços em TI? Uma dúvida frequente dos CTOs quando surge a necessidade de um novo projeto.

A terceirização ou o chamado outsourcing de TI pode ser de grande valia, proporcionando benefícios que vão além da redução de custos, principalmente para empresas onde o foco do negócio não é tecnologia e a equipe interna de TI precisa ser enxuta. Para te ajudar a avaliar essa possibilidade, confira abaixo as principais vantagens dessa solução.

Mais foco no core business

Com a ajuda de um parceiro para realizar projetos de TI, sua empresa pode se focar no que é realmente importante e no que sabe fazer melhor: desenvolver o negócio, seus produtos e serviços. Afinal, a tecnologia deve ser um recurso que ajuda a empresa alcançar seus objetivos e não um obstáculo que consome a parte estratégica.

Atualização tecnológica

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a atualização das práticas e tecnologias, o que não é uma tarefa fácil e pode ser um limitador para o crescimento das equipes internas.

Para empresas que oferecem soluções em TI ter um amplo conhecimento e manter-se atualizada é algo natural, até mesmo para continuarem competitivas no mercado, dominando, por exemplo, a aplicação de  metodologias ágeis de desenvolvimento, teste automatizados, sustentação de diferentes sistemas legado, integrações, blockchain, mascaramento de dados entre outros.

Uma sofwarethouse possui ampla possibilidade de atuação, por isso algumas se especializam em determinados segmentos, entendendo em profundidade as regras de negócios, fluxos e especificidades. Por exemplo o mercado de seguros, que precisa atender as exigências legais dos órgãos reguladores, cada ramo de seguro tem processos e necessidades diferentes entre outras especificidades.

Capacidade para executar demandas emergenciais

Ocorre com frequência nas empresas um cenário onde a equipe técnica está engajada, alinhada com o negócio e com as questões de tecnologia, mas por pressão do mercado ou por questões de estratégia da empresa para entrar em novos ramos ou até mesmo desenvolver inovações, sofre um crescimento exponencial de atividades e as equipes internas não conseguem dar a resposta em tempo adequado nesse novo cenário.

Manter parceiros estratégicos com conhecimento do seu negócio e dos aspectos de tecnologia tornam a superação desse tipo de cenário muito mais equilibrada e com resultados muito melhores, além de aumentar a capacidade de produzir e de contornar um problema com mais rapidez e superar problemas de forma mais ágil.

 Redução de custos

Conseguir manter enxuta uma estrutura interna de TI, mas ter recursos disponíveis onde e quando necessário, ganhando otimização.

De acordo com uma pesquisa feita no Massachusetts Institute of Technology, o custo de um novo desenvolvedor interno pode ser de até 2,7 vezes o valor do salário-base, custos que envolvem pagamento de impostos, benefícios, aluguel, equipamentos, além de todas as horas não faturáveis, investimento em treinamentos de capacitação, compra de mais equipamentos de hardware e outros.

Esse desafio pode ser menor quando a parte do escopo já está definido e é conduzido na forma de um projeto terceirizado por uma equipe técnica preparada, com soluções de arquitetura que permitam que as soluções sejam seguras e escaláveis ao longo do tempo.

Ainda em dúvida sobre terceirizar o desenvolvimento de software?

Há muita coisa em jogo, saber as vantagens da terceirização do desenvolvimento de software não é garantia de aderência e qualidade de entrega, por isso sempre procure conhecer melhor seu potencial parceiro.

Para ajudar na tomada de decisão, avalie projetos já executados e os resultados que o seu potencial parceiro já entregou. Dessa forma é possível entender a qualidade da entrega, os aspectos técnicos mais relevantes para você e sua operação entendendo, assim, se todas as necessidades da empresa serão atendidas.

 

Conheça e avalie Cases de Sucesso de terceirização do desenvolvimento de softwares. Agende aqui uma conversa conosco, fale qual o cenário ou necessidade você quer ver e receba nosso material.

Posts Relacionados